RELATOS DE PROVA - BIGBIKER`04 - 2a ETAPA - TAUBATÉ

Quer mandar seu relato ? Envie para jecatatumtb@ig.com.br que a gente publica.

Banzo do Mato - por César Siqueira

Atenção para o toque de 5 pratos típicos da região do Vale do Paraíba para a
formação da Central Banzo de Notícias:
1 - Afogado
2 - Vaca Atolada
3 - Frango Caipira
4 - Bolinho Caipira
5 - Paçoca de Amendoim
 
Bem amigos da Rede Banzo, estamos de volta para mais um surpreendente evento do mountain-bike brasileiro.
É o já famoso Big Biker 2004 em sua segunda etapa de 2004. Etapa esta que teve seu início na cidade de Taubaté e percorreu 93 kms passando pelas cidades de Taubaté, Redenção da Serra, Jambeiro e Caçapava.
O clima ajudou bastante e durante todo o dia tivemos tempo bom. Com largada lançada e pontualmente as 09:00h ao som de rojões os bikers começaram a jornada. Nessa etapa não tivemos tantas subidas como na primeira etapa, mas mesmo assim foi um desafio difícil de se vencer.
Os lideres de cada categoria largaram na frente usando a camisa amarela. Isso deu um "ar" de Tour bem legal.
A organização novamente estava excelente e isso ajudou bastante os bikers a superarem os 93 kms. O dois únicos problemas foram uma curva mal sinalizada logo no início da prova que fez alguns bikers ficarem meio perdidos e também na hora da premiação que tivemos alguns biker reclamando de suas posições, mas a organização logo esclarecia as dúvidas. Os pontos de água estavam bem posicionados assim como o apoio.
A prova foi vencida por Amarildo Ferreira, seguido de perto por Joseilton da Silva Gomes e no feminino venceu Thais Becker.
E vamos aos causos.... porque ninguém é de ferro...
- Vocês perceberam como as vacas encaravam os bikers? O que será que passava na cabecinha delas??? Tipo:
"- Droga!!! Eu aqui ruminando meu capinzinho sossegado e vem esses humanos montados nessas coisas esquisitas sem patas me encher a paciência!!!"
- A tandem sempre chama atenção onde passa e todo mundo insiste em falar: Ahhhh... assim é fácil!"
Ae maluco, tem que pedalar forte pra burro para botar aquele trem para andar tá doido!!!
- Três, foram as vezes que o Paulão desgarrou nas curvas durante o downhill. Sapata nova é isso, mas depois ficou segurando bem.
- Acho que depois dessa prova o Davi não quer mais saber de pedalar com a gente.... xingou pra caramba... mas acho que na verdade ele tá curtindo.
- O Gu e a Patricia não chegaram por último desta vez.... Nessa etapa quem chegou por último foi o Paulão e o César na categoria tandem.
- Gustavo e Patrícia novamente deram xabú.... desta vez foi a bike que zuou eles. Logo no início da prova furou os dois pneus do Gu e eles perderam tempo pra burro para arrumar. Mais ainda porque eles deram uma de cururu e não levaram câmara, apenas remendos.
- Após o conserto dos pneus e voltarem a prova, lá pelo quilometro 30 a Patrícia começou a passar mal e teve que chamar o "Huuuuuuuuuuugo". A pele da Patrícia nessas horas já tinha passado por todas as cores do arco-iris e se encontrava no branco total. Eles pararam em um bar e tentaram arrumar alguma coisa para comer/beber, só que estavam sem dinheiro. Ai o Gu recorreu a práticas comerciais primitivas... o escambo. Queria trocar três barras de cereais por uma garrafa de Pepsi... sorte que o motorista da ambulância vendo a cena patética dos dois pobres mortais se comoveu e pagou a Pepsi para os dois. Nessa a Patricia melhorou e voltaram ao pedal.
- Sabe Patricia... tava pensando aqui... o tiozinho da ambulância não pagou a Pepsi por bondade não. Na verdade ele achou melhor cuidar de você no bar do que correr o risco de te levar na ambulância dele... vai que você resolve sair vomitando em toda a ambulância.
- Outra coisa... acho que vocês dois fazem essas coisas de propósito... Na primeira etapa teve toda aquela história e nessa etapa a mesma coisa. Tudo isso só para ficarem contando um monte de coisas.... É a duplinha Forrest Gump do Banzo.
- Qual o melhor apelido para esses dois???? "Os salames alados", "Pão com Frango" ou "Forrest Gump"???
- Fica a sugestão para a organização... para as próximas etapas a confecção dos trofeuzinhos de conclusão de prova com frases personalizadas. Dependendo de como o bikers foi na prova, ele recebe um trofeuzinho personalizado...
coisas como:
  Eu completei!
  Eu quebrei!
  Eu me arrependi!
  Eu amarelei!
  Eu esverdeei!
  Eu me borrei!
  Eu morri!
  Eu vomitei!
e por ai vai...
- Biker Guerreira a Thabata... terminou a prova com o pé inchadaço.  Durante a prova teve uma torção no tornozelo mas mesmo assim conseguiu terminar a prova e ainda por cima foi para o podium.
- Parabéns a todos que participaram desse Big Biker!!!

E foi assim a 2a Etapa do Big Biker 2004 em Taubaté. 
A próxima etapa já está marcada para 11 e 12 de setembro. Sim, dois dias.. serão 100 milhas de muitas trilhas com 100 km no Sábado e 60 km no Domingo.
E vamos treinar Banzaiada!!!!

Informou a Central Banzo de Notícias
Site do Banzo: ..::>   www.banzodomato.com.br

**********************************************************************************************************

 

CAB ( Clube Amigos da Bike )  - por João Faria

 A segunda etapa do Big Biker de 2004 aconteceu domingo, 1º de Agosto em Taubaté, no Restaurante Ver de Perto e reuniu mais de 500 bikers, sem contar acompanhantes e pessoal de apoio em meio a uma ótima infra estrutura montada pela organização.
Já no sábado, retiramos o material de prova com a Marília do BigBiker, na Cantina Mellão, no Km 113 da Dutra e aproveitamos para fazer uma boquinha e traçar umas pizzas.
No domingo, largamos ao pipocar de um rojão, exatamente às 9:00 hs. A adrenalina escorrias pelos ouvidos e o cara gritava no microfone: "Cuidado com as raízes ali na curvinha!". Claro que eu ia espremido no meio do pessoal e teria que passar bem do lado das árvores. Saimos pelos fundos do restaurante e pulamos no asfalto que subia até a entrada da estrada rural que nos levaria ao single track.
No single, impaciente com a fila e muito metido a besta, resolvi passar pela esquerda, um cara meio molão e enfiei a roda da frente num buraco escondido pelo capim. Perdi o equilibrio e sem conseguir desclipar a tempo, desabei na frente de todo mundo. O pessoal, concentrado, me ignorou completamente e desviavam de mim como se eu fosso um mero monte de esterco fresco no meio do pasto. Nem tiveram o trabalho de xingar e confesso que me senti muito desprezado achando isso tudo, muita falta de consideração.
Pegamos a estrada novamente, pulamos o riacho no Km 12,5 e no 20 apareceu o subidão do Morro Grande com quase 3 Km. Chegando lá no alto, peguei um saquinho de água e prendi nos dentes até conseguir recuperar o fôlego. A vista lá de cima é maravilhosa e faz por merecer o esforço da subida. Fui sugando a água do saquinho enquanto descia a estradinha, mas ao chegar na primeira série de buracos, a bike começou a pular muito, rasgando o saquinho que caiu sem que eu pudesse largar do guidão para segurá-lo.
O downhill foi longo e divertido. Passarmos pela igrejinha onde o pessoal da Sport virou à direita em direção a Jambeiro e continuamos descendo até Redenção da Serra para encararmos outro subidão. Dizem as más línguas, que no ponto da igrejinha, o Jaider da categoria Pró, falsificou a plaquinha de identificação com cal branca e seguiu alegre a faceiro pelo trajeto da Sport, tsk, tsk, mas isso é só inveja do pessoal, pois eu alcancei o maluco perto do alto do morro ( quero dizer, eu só vi o Jaider porque ele voltou lá de cima, de encontro a mim, parado no apoio, para buscar a mochila que tinha esquecido. Dá-lhe Jaidão)
Terminei a subida e desci a milhão pelo outro lado. Em algumas tomadas de curva, chegou a sair fumacinha das palhetas de freio. Passei como um raio, muito próximo a uma vaca fujona na beira da estrada e eu rezei para que ela não se assustasse e pulasse na minha frente, senão iria morrer espetado nela.
A mais ou menos 2/3 do percurso, pintou o subidão da Serra das Coletas. Aí o bicho começou a pegar. Cansado, descobri que poderia ter maneirado mais um pouquinho no começo da prova, mas agora não era hora de se lamentar e sim de olhar para frente e administrar as dores que tomava conta das pernas, das costas e dos ombros.
Bem, se fosse só isso, seria fácil. Mas havia o sono. Enquanto pedalava morro acima, os zoinhos iam fechando em meio aquele entorpecimento, fazendo que eu enxergasse só uma mancha de meio metro de chão na minha frente.
Numa curva de subida mais íngreme, resolvi caminhar e melhorei um pouco. Pedalei mais outro tanto e caminhei outro, até ter alucinações e ver a Cibele no meio da estrada. "Putz, tô muito mal, mal" - pensei. "Tô até tendo miragens".
Mas era ela mesmo, em carne e osso, junto ao pessoal de apoio do Big. Ela falava alguma coisa e segurou a minha bike enquanto fiquei ali, de pé, cambaleando molemente com um saquinho de água na mão. Engoli minha água e olhei para cima. Não via o final da subida, mas via por cima das árvores, o topo dos postes de energia que ladeiam o trecho de estrada que faltava vencer. Montei na bike e quando vi estava despinguelando em direção a Caçapava Velha.
Lá embaixo, depois de um longo trecho de estrada arenosa, já vendo a viola em cacos, parei para descansar e fazer uma massagem nas pernas, quando a Silmara passou como uma flecha, muito alegre e dando tchauzinho. A energia dela levantou meu ânimo e por isso calcei minha sapatilha e sai a tempo de vê-la sumindo na curva lá na frente.
Segui pela estrada até pegar a subidinha de asfalto, entrei pelo single track onde havia desabado no começo da maratona, subi o morro e mergulhei na descida em direção ao Restaurante Ver de Perto, o vento frio esfriando meu corpo suado, moido e castigado pelo sol, soprando fora minhas dores e cansaços, enquanto crescia o gemido dos pneus, conforme eu embalava no asfalto...nhééé... Agora é só descida até o final! Cheguei, cheguei! Consegui! 94 Km, ha-ha!
Na chegada, subindo a rampinha do palco, esqueci de soltar a sapatilha. Travei a bike e me agarrei na trave lateral pra não cair. Só faltava levar um tombo bem ali, em cima do palco, em frente a toda a galera que assistia a chegada, com câmaras na mãos, rs.
Lá estavam os amigos do CAB que já haviam terminado a maratona e, alegres, me cumprimentaram e me deram parabéns. Fiquei muito contente porque espantei o fantasma de não ter terminado a etapa anterior. Agradeci a todos e fui ao restaurante espantar o sono com uma xícara de café.
Joao Faria

Grande João, beleza seu relato mais uma vez.Foi realmente demais, só pra variar desta vez quebrou minha corrente de novo, mas como estava de dupla, meu parceiro e eu consertamos em 10 minutos e voltamos a pedalar num ritmo alucinante. Foi realmente uma prova de velocidade, apesar das 4 paredes escaladas, o resto do percurso era muito rápido, tinha que ter força pra subir seguido de fôlego para pedalar forte.paramos muito pouco, e fizemos uma média de 17 km/h valeu a galera do Cab que sempre da aquela força nas provas, e mais uma vez obrigado a Cibele pelo copo de coca geladinho.
Flavio Doin

Eu assino embaixo CV!!a Cibele ajudou pacas...sempre incentivando, qdo escutava gritos de animação quem era?...a loirinha do pedal...
CIBELE!!...vc foi amiga pacas, se nao fosse pela tua pequena e enganosa observação sobre o resto de pedal q me ficava não teria continuado...juro de pé junto q tava querendo abortar e estacionar minha bikezinha la mesmo onde vc estava...mas vc com aquela coquinha gelada.....e teu sorriso dizendo q faltava pouco e era somente reta (santa mentira)...não teria conseguido...
obrigadão...viu??? e te devo essa conquista sofrida...
bjs
jane

Site do CAB www.cab.com.br

**********************************************************************************

GREENBIKERS - por André Flávio Estevão

A dupla Greenbikers (André Flávio/Aloísio Joaquim) foi para Taubaté neste último domingo para manter a liderança da competição, já que obtiveram a vitória na primeira etapa, mas dessa vez não foi tão fácil. A Pedal Power participou com duas duplas na categoria Team A e deu trabalho para os Greenbikers. Após a largada mantive um rítmo moderado até ser alcançado pela dupla Vanildo Guedes/Edson “Fusca” da Pedal, daí pra frente passei a persegui-los por praticamente toda a prova, na esperança do Aloísio nos alcançar, o que não aconteceu, apesar do Edson estar tendo problemas com cãibras. O Nildo resolveu esperá-lo enquanto eu continuei até a chegada. Apesar de eu ter cruzado a linha na frente, eles conquistaram o primeiro lugar pois chegaram a frente do Aloísio. Porém chegamos em 2° e mantivemos a liderança do campeonato que terá sua última etapa nos dias 11 e 12 de setembro em São Luis do Paraitinga. Lá, lutaremos pela vitória mais uma vez

A prova, que teve 93km de percurso, contou com a participação de quase 500 atletas de todo o país e até de fora dele.

Agradecimentos ao Ailton, que chegou em 6º na categoria Sub-45 e nos deu uma carona para o BIG

É isso aí. Até a próxima!

 

Site do Greenbikers www.greenbikers.kit.net