Nova política ecologicamente correta nas competições de MTB

Por Arnaldo M. Farias - donarnaldof@click21.com.br

Fonte : www.amigosdabike.com.br

 

Uma observação comum de qualquer competidor de MTB é ser testemunho ou causador dos dejetos, ou seja, restos de alimentos, casca de frutas, embalagens de todos os tipos encontrados nas trilhas por onde o atleta vai passando.
Há algum tempo as pessoas vão se dando conta do mal que causam ao meio ambiente e muitos fazem questão de levar consigo as embalagens dos produtos que consomem durante as duras competições que participam, mas, em geral, como atitude isolada.
Neste ano, tivemos a satisfação de sermos brindados com uma pioneira iniciativa, no sentido de levar os ciclistas a preservarem o meio ambiente, através de campanha dentro do Bigbiker’05. Nela, os organizadores orientam os competidores a jogarem os envases daquilo que consomem, somente nos pontos de distribuição de água.
Interessante notar que no “Programa Trilha Limpa – Abrace essa idéia!”, os organizadores abordam o tema de forma positiva, sem ataques e acusações sem sentido (vale a pena dar uma boa lida). Uma das excelentes iniciativas dos organizadores do evento, é permitir que somente os atletas de Elite possam abastecer-se de água por meio de saquinhos ou garrafas descartáveis. Os demais competidores abastecem-se, enchendo suas caramanholas nas bombonas previamente indicadas nas planilhas do percurso, pois a eles, pequenas paradas não alterarão seus tempos finais de forma significativa, e assim diminuindo drasticamente a quantidade de lixo que agride nossa tão maltratada natureza.
Vale lembrar que em algumas competições falta água, e em outras, seu consumo é controlado pelo organizadores, atitudes que podem causar transtornos ou até mesmo a morte de um ciclista, como já ocorreu há pouco tempo.
Além de enaltecer tais atitudes, oxalá todos outros organizadores, muito competentes, diga-se de passagem, venham também a “abraçar essa idéia”.

 

Arnaldo Mirandola de Farias, professor universitário de Língua Espanhola, mas na verdade, Ciclista e Competidor (Entusiasta de Fé). Viajou de bicicleta pela Patagônia Argentina e adora participar de todas ciclo viagens em que é convidado. Curte competições de MTB de longa duração.