Viviane Costa e João Paulo vencem o Big Biker Cup’13

Problemas mecânicos e pneus furados marcam a abertura do evento

Mais uma vez a cidade mineira de Itanhandu abre os braços para acolher a etapa de abertura do Big Biker Cup’13, dentre os mais de 1300 inscritos, João Paulo Firmino e Viviane Favery Costa começam com a sapatilha direita ao vencerem a etapa onde a “bruxa estava à solta no percurso”.

Ainda nos primeiros quilômetros, a quantidade de bikers com problemas mecânicos e pneus furados chamou a atenção, o que se estendeu durante toda a prova. Nem a Elite do ciclismo nacional e muito menos a imprensa conseguiram escapar da “bruxa de Itanhandu”.

Hugo Prado Neto na última curva ao forçar na disputa pela primeira colocação junto com João Paulo Firmino teve problema com a blocagem da sua roda traseira que acabou saindo e travando. Orlando Alves que vinha colado na terceira colocação nem chegou a sprintar, sua corrente quebrou faltando poucos metros, mesmo assim o paulista conseguiu saltar da bike e cruzar a linha de chegada na segunda colocação empurrando sua bike.

“Faltando poucos metros para a chegada minha corrente quebrou, nisso o Hugo e o João Paulo trombaram e o Hugo acabou caindo, passei correndo com a bike e consegui a segunda colocação, dessa vez eu tive um pouco de sorte”, comentou Orlando.

“Foi um resultado merecido, o João Paulo e o Orlando estavam fortes”. Desolado, Hugo reconheceu os méritos dos adversários.

João Paulo foi o único na disputa que conseguiu cruzar a linha de chegada ileso, o atleta de Batatais – interior de São Paulo – junto com Hugo e Orlando protagonizaram a disputa da categoria Pró. “No começo foi suave, mas a partir do quilômetro cinquenta eu, Orlando e o Hugo iniciamos uma fuga, faltando 15 quilômetros conseguimos abrir do Orlando que veio acompanhando de perto, decidimos a prova no sprint, foi uma chegada emocionante, treinei bastante e vim confiante para esta etapa”.

Mesmo não contando com um número expressivo de atletas da Elite, a disputa da categoria Pró foi acirrada - A prova acabou sendo mais difícil, é uma prova de muita estratégia e longa. Acaba enganando, muita gente acha que é uma prova mais plana, mas tem subidas que podem decidir a etapa, lembrou Hugo.

Entre as meninas, Viviane Costa seguiu a risca as orientações de sua treinadora, Adriana Nascimento, deixando para fazer um ataque matador na Serra do Palmital. “foi orientação da Adriana, fui me segurando até a serra, chegando bem e foi onde ataquei e consegui me destacar das concorrentes, depois foi pedalar para garantir o resultado. Trenei bastante para atacar na Serra”, revelou a paulista.

Mariana Carcute demorou em impor seu ritmo na prova, mesmo assim conseguiu administrar e ocupar a segunda colocação no pódio, seguida por Luiza Cerqueira.

“Estava um pouco sem ritmo até pouco antes do apoio, mas no final apertei o passo e consegui baixar o tempo do ano passado”, Mariana vinha próxima a Viviane até a área de apoio, onde teve que parar para se hidratar, perdendo sua adversária de vista.

Com objetivo de chegar entre as cinco primeiras, Luiza Cerqueira fez uma corrida mais administrada, dividindo seu tempo entre o trabalho e os treinos a terceira colocação foi um presente para a atleta.

“Mantive o meu ritmo durante a prova, na metade para frente acelerei, estava pensando mais no meu tempo, em baixá-lo e consegui, cruzei a linha de chegada sem saber ao certo minha colocação. As meninas estão fortes e faltou um pouco mais de treino, mas conciliando o trabalho com os treinos, acho que o resultado está de bom tamanho”, concluiu.

Na geral masculino da categoria Sport, destaque para o atleta de Itanhandu, Rodrigo Martins Carneiro de Paiva que liderou a etapa de ponta a ponta.

A maior dificuldade pra mim foi a questão psicológica, pois logo no início fiz um ataque e tive medo de não suportar a pressão do pelotão que vinha logo atrás. Mas deu tudo certo e consegui meu objetivo que era ganhar aqui na minha cidade, declarou Rodrigo.

Já na geral Sport feminino, a mountain biker de Belo Horizonte, Priscila Benício que até 2011 tinha como esporte de rotina a natação, brigou pela primeira colocação com Patrícia Cruanes. A disputa segundo Priscila foi decidida na Serra do Palmital onde conseguiu se destacar. “Tive a perda de minhas duas caramanholas e graças aos postos de hidratação e ao de isotônico da Gu no topo da serra, consegui sobreviver”, comentou Priscila, que se diz focada em principal disputa de 2013 no Big Biker Cup.

As inscrições para a segunda etapa do Big Biker Cup’13 já estão abertas no site www.bigbiker.com.br. A prova será dia 19 de maio na APAE de Taubaté.

Classificação Geral Pró Masculino

01 – João Paulo Firmino (Scott/Pedal Pro/Oficina Brasil/Coframa Fiat)

02 – Orlando Alves (Ciclo Ravena/Cateye/Marin Bikes)

03 – Hugo Prado Neto (Focus Oce Racing Team)

04 – Jefferson Rodrigues Souza (Jundai Club/First Biker/Maxxis)

05 – Koren Calazans (Calazans)

Classificação Geral Pró Feminino

01 – Viviane Favery Costa (Legionária Adri Nascimento/Caçula Pneus/Kailash/Gu/Georgius

02 – Mariana Carcute (Ciclo Ravena/Cateye/Marin Bikes)

03 – Luiza Cerqueira (Total Bike)

04 – Ligia Cristina (Avulsa)

05 – Nathalia Rosa (Extralight)

Classificação Geral Sport Masculino

01- Rodrigo Martins Carniro de Paiva (EQUIPE CABRAL BIKE SHOP / VALGROUP / GARMIN / SPECIALIZED)

02 - Ezequiel da Costa Conceição ( Adrelina Bike )

03 –Bruno Martins Lemes ( Prefeitura de Itanhandu )

04 – Marcos Fernando Martins ( Cabral Bike Shop / Valgroup / Garmin / Specialized )

05 - Pedro Henrique Carvalho da Silva ( Cabral Bike Shop / Valgroup / Garmin / Specialized

Classificação Geral Sport Feminino

01 - Priscila Benicio Braga ( Priscila Benicio Shop )

02 – Patrícia Cruanes (( Cabral Bike Shop / Valgroup / Garmin / Specialized )

03 – Carla Lavigne ( Tavinho Bike Team )

04 - Valeria Acedo Scorzza ( Ubatuba Outdoor Fitness )

05 - Bruna da Silva Toledo ( MTB Caçapava / Valpar corretora )

Resultados completos : http://www.bigbiker.com.br/big13resultados.htm

Fotos, vídeos e mídia : http://www.bigbiker.com.br/big13fotos.htm

O Big Biker Cup'13 tem patrocínio Specialized, Netshoes, Shimano, Pedal Power, Maxxis Calypso e ASW. Conta com apoio Efetto Mariposa, Gu, Kiussi e apoio operacional da Prefeitura Municipal de Itanhandu e Ovos Santa Marta.

Agradecimento especial aos nossos amigos Cal Scarpa e Sissi Bustamante, parceiros inseparáveis que desde 2006 não medem esforços para que a etapa de Itanhandu aconteça com força total.