Professor confere os percursos Pró e Sport do Big por GPS

Meu camarada começa neste domingo, mais uma edição do Bigbiker, competição que já se tornou compromisso obrigatório para todos os amantes do MTB.

Como todos sabem, há semanas atrás, o Gonga e a Marilia convidaram oficialmente os ciclistas para o reconhecimento do circuito Sport.

Para a surpresa deles, uma centena de bikers se alinhou para a largada promocional, ocasião em que o vencedor masculino e feminino ganharia uma mochila, mimos de um dos patrocinadores. Mesmo debaixo de uma chuva fina, não considerei difícil o circuito de 50 quilômetros, recheado de belas paisagens, cachoeiras e... subidas, muitas subidas, reservadas para o meio do percurso. No entanto, o piso mesmo que escorregadio, não causou maiores dificuldades, apesar das paradinhas para fotos, não durou nem quatro horas.  Então, você que está meio preparado, e se inscreveu na categoria Sport, divirta-se, até porque o piso está “¡de maravilla!”.

 

Categoria Pró com uso do GPS

 

Como de costume, os organizadores publicam uma série de informações e dentre as três etapas da competição e entre elas, o circuito em planilha para GPS ( Global Position Satelite )

Então, num domingo desses, voltei à pacata cidade de Santo Antonio do Pinhal e munido desse aparelhinho fui conferir o circuito da Categoria Pró, até para ver se era verdadeira aquela história de que eram só sessenta quilômetros, mas que os ciclistas sofreriam muito, coisa e tal.

Assim, que acontece a divisão das equipes Sport e Pró as subidas realmente irão exigir muito dos atletas, pois em todos os trechos de subida se vêm pedras soltas, até pareceria que o percurso é em plena lua, se não fosse às belas paisagens que marcam a região de Campos de Jordão.

 

GPS em ação

 

Meus amigos, esse tal de GPS é bacana mesmo, desde a largada, a maquininha dá sua real posição, com precisão milimétrica. Uma pena que, quando das subidas, em que botava a língua de fora, o danado não anunciasse frases de incentivo, porque a coisa fica feia mesmo. Cansa.

E não pense que o sufoco acaba por aí: depois que você escalar literalmente as encostas, lhe espera um single track de uns três quilômetros, que irá testar sua resistência até os últimos limites.

Voltando ao papo da maquineta, nesse ponto o GPS mostrou-se eficiente, pois como ainda não havia as demarcações, pude concluir o trecho com toda segurança de que não havia me confundido em nenhum momento.

Terminado o sufoco, o organizador lhe brindará mais uns 800 metros de escalada pela frente. Depois meu camarada, é só alegria, com direito de curtir um descidão em plena rodovia que leva o turista de Campos de Jordão à Dutra. No final da prova, rola mais um DH animal de uns 3 quilômetros e pra fechar, bem na chegada teremos um single track de dar aquele "frio na barriga".

Concluindo, se você é um daqueles que tem por costume perder-se nos Shoping Centers da capital, acho que é melhor você usar o tal do GPS. Pode até parecer que é frescura, mas de repente, garante o seu podium numa prova enduro. Pense nisso, meu amigo.

 

E até domingo! Na largada, é lógico!

 

Por : Arnaldo Mirandola de Farias - donarnaldof@click21.com.br

 

Professor universitário de Língua Espanhola, mas na verdade,

Ciclista e Competidor ( Entusiasta de Fé ).

Viajou de bicicleta pela Patagônia Argentina e adora participar

de todas ciclo viagens em que é convidado.

Curte competições de MTB de longa duração.