Biker enfrentará o BIG com uma ciclocross

O Biker Alessandro de Souza que reside atualmente nos EUA, virá ao Brasil para disputar a 2a etapa do BigBiker no dia 01/08 próximo com um equipamento muito pouco conhecido entre os bikers Brasileiros.

Uma Ciclocross. Segundo ele, a relação mais leve da bike é 38 x 32. Se considerarmos a de uma MTB que pode chegar a 22 x 34, dá para imaginar tamanha a diferença de esforço entre as relações.

 

A seguir, ele nos conta como está se preparando para a prova e quais as principais características desta cross bike :

"Eu venho treinando para um prova similar ao BigBiker. Esta será no dia 17 de outubro (Iron Cross) com um percurso de 100km off road . Eu treino 4 dias por semana na estrada e pratico MTB 1-2 dias. Comecei a competir em 1991 em triatlons e em 1993 comecei no ciclismo de estrada. Aqui nos EUA eu comecei a competir no ciclocross em 2001 e em 2002 fui campeão do estado de New Jersey na minha categoria. Ano passado (2003) eu fiquei fora de todas as competicões devido a um acidente no começo do ano quando eu tive serias fraturas no pulso do braço direito.Estou quase em forma novamente e este ano eu comecei a competir no
MTB e tenho tido bons resultados. Eu parei com as competições de estrada por um tempo e quero me dedicar ao MTB e espero me divertir no BIGBIKER.

 


A bicicleta de ciclocross tem uma geometria parecida com a geometria das bikes de speed, mas tem algumas modificações para pedalar off road. Esta bicicleta usa os freios cantilever e rodas 700c( o mesmo tipo/tamanho de roda para speed) com pneus tipo MTB. A bike que eu vou usar é da marca Surly. O material do quadro é aço cromo-molibidenio. Esta bike é considerada um tanque de guerra porque ela aguenta os trancos. Esta bicicleta pode ser usada tanto nos asfalto como na terra. Pra corrida no asfalto a bike não é muito rápida devido ao triangulo traseiro ser mais longo como os de mtb, mas na terra ela voa baixo.

 

A corrida de ciclocross é 95% off road, geralmente em um circuito fechado com vários obstáculos.
Constantemente você tem que montar e desmontar da bike para ultrapassar obstáculos. As vezes o circuito de corrida é bem parecido com os de MTB. Esta modalidade requer muita técnica como no MTB. Este é um esporte que praticamos no inverno aqui nos EUA.

Bom acho que é isso..Abraços a todos aí do Brasil e até dia 01/08 em Taubaté."

 

Alessandro.
lemond26@yahoo.com