Daniela Genovesi faz história na Califórnia

Foto: Divulgação

Após mais de 4.800 quilômetros de pedaladas, da costa oeste à leste dos Estados Unidos, a ciclista carioca Daniela Genovesi, tricampeã do Big biker ( 2003/2005/2008 ) tornou-se, ontem, a primeira latino-americana a vencer a Race Across America, prova considerada a mais dura do ciclismo mundial. A brasileira de 41 anos completou o percurso entre Oceanside, na Califórnia, e Annapolis, em Maryland, em 11 dias, 17 horas e oito minutos. Há dois anos, nenhuma mulher conseguia terminar a prova no prazo máximo de 12 dias.


A brasileira pedalou cerca de 20 horas por dia, com intervalos de quatro horas para dormir. Com essa estratégia, Daniela Genovesi assumiu a liderança no oitavo dia, ultrapassando a americana Janet Christiansen, que optou por só parar para descansar quando o corpo estava esgotado.

A norte-americana abriu uma boa vantagem no começo da prova. "Eu a ultrapassei à noite e parei para dormir. Ao começar o dia seguinte, pensei que levaria seis horas para tirar a diferença novamente. Mas com 20 minutos de pedalada estava passando por ela como um furacão", lembrou a brasileira.

O momento mais difícil foi quando faltavam apenas 180 quilômetros para o fim da prova. A brasileira sentiu dores nos joelhos, que ficaram inchados. "Dormi por duas horas e tomei anti-inflamatórios, mas, por um momento, cheguei a pensar que o corpo poderia dizer não", conta.

A atleta não sabe se voltará a participar da prova. "Não sei se voltarei a encarar a categoria solo. Talvez em equipe."


NÚMEROS

- 4,8 mil km (foi a distância percorrida pela ciclista brasileira)

- 11 dias, 17h e 8 min (foi o tempo da prova)

Fonte: www.estadao.com.br

Por: Márcio Dantas de Andrade

Data: 29/06/2009