JULIO PATERLINI ESTÁ OTIMISTA PARA DISPUTAR O EXTRA DISTANCE 800KM

O ciclista santista luta pelo bicampeonato no desafio deste fim de semana

 

Júlio Paterlini (Memorial / Kenda / Paterlini Bike / Run & Fun / Giant), atual campeão da prova, tenta neste fim de semana (dias 04 e 05/12) o bicampeonato do  Extra Distance. A disputa promete ser acirrada entre o santista e seus principais adversários, o paulista radicado em Fortaleza Michel Bogli e o paulistano Roberto Maluf. O grande desafio é pedalar 800km de forma ininterrupta durante o dia e a noite. A largada está marcada para às 5h de sábado (04/12) no Supermercado Extra do Tietê (Av. Condessa Elizabeth Robiano, 5500) e a chegada, a partir das 8h de domingo (05/12) no Extra de Anhanguera (Av. Samuel Klabim, 193).

Paterlini, que completou em 2003 os 857km em 29h07m41s (média de 29,422 km/h), lembra que se perdeu no centro de Campinas logo depois da largada e começou a prova novamente. “Levei pelo menos meia hora para voltar e andei uns cinco quilômetros a mais. Mas a chuva me ajudou e este ano será bem-vinda de novo”, brincou. Ele afirmou que, na serra de Maresias, subiu com grande sacrifício. “Foi o pior trecho. Só não foi mais doloroso que quando senti dores fortes no joelho a 300 quilômetros do final da prova”.

Para Júlio, que tem 38 anos (25 de ciclismo), mora e trabalha na Baixada Santista, vencer novamente será excelente. “A prova está bem disputada, já que os melhores ciclistas brasileiros e estrangeiros estão presentes. O Bogli e o Maluf são os meus principais adversários. A competição será bastante dura, difícil e desgastante, mas estou bem preparado para fazer uma boa performance”, revela.

Na sua segunda edição, o Extra Distance 800km está com 105 equipes inscritas e um total de 320 atletas, entre brasileiros e estrangeiros. Julio disputa na categoria ‘solo’, mas a prova também tem ‘duplas’ e ‘quartetos’, em que os competidores de uma mesma equipe se revezam para pedalar a distância total do percurso.

A competição é prova classificatória para a categoria solo da RAAM – Race Across America. Só serão classificados para a RAAM, os ciclistas que terminarem os 800km do Extra Distance com um tempo até 15% superior do primeiro colocado para a categoria até 49 anos, até 25% para a categoria de 50 a 59 anos e até 35% para a categoria de 60 a 69 anos. Caso o primeiro colocado seja um ciclista já qualificado para a prova americana, o tempo de corte será definido pelo tempo do primeiro ciclista que cruzar a linha de chegada que ainda não tenha se classificado. A classificação será válida por três anos (2005, 2006 e 2007) e as despesas para a participação dos classificados correrão por conta dos atletas.

 

Fonte :Vanessa Asturiano e Cristiane Boechat