ALTIMETRIA BIG BIKER`04 – 2a ETAPA – Taubaté

Gráfico 1 – categoria Pró

Gráfico 2 – categoria Sport

Considerações sobre os roteiros

A etapa de Taubaté começa e termina no Restaurante e Estância Verde Perto, passando pela área rural das cidades vizinhas de Redenção da Serra, Jambeiro e Caçapava. De um modo geral, a maioria dos trechos é de chão batido e de pouca exigência técnica, sendo o uso de pneus com cravos baixos um boa alternativa para estas condições.

A categoria PRÓ, vai percorrer aproximadamente 93 quilômetros, e a SPORT 70 quilômetros num desnível máximo de 388 metros. A princípio, comparadas com o relevo da 1a etapa, as diferenças de nível não chegam a assustar, sendo as grandes distâncias o maior obstáculo dos competidores.

Da largada até o Km 20, o roteiro alterna-se em subidas e descidas moderadas, representando como única dificuldade a passagem por um riacho na altura do quilômetro 12,5. A primeira forte subida da prova ( Morro Grande ) tem 2,85 Km com aclive médio de 9,2 % atingindo a cota de 823 metros com um belo visual da Serra do Mar.

Até o Km 25,  onde as categorias irão se separar ( PRÓ esquerda / SPORT direita ), predomina-se descidas com curvas de alta velocidade. Após a separação, os bikers da categoria PRÓ deverão ter muito cuidado com uma curta descida de 1,34 Km e pontos de até 13 % de declividade, porém muito perigosa em função de trechos em processo de erosão.

Do Km 26,4 ao Km 32,2  percorre-se a Serra do Rio das Antas num aclive médio de 5,4 % chegando-se a cota mais alta da competição com 907 metros de altitude já no Município de Redenção da Serra.

Deste ponto em diante, num downhill de 5,3 quilômetros com declividade média de 5,2 %, a prova alcança a SP 121, via essa que dá acesso ao Município de Redenção da Serra.

Após este pequeno trecho de asfalto ( cerca de 600m ), uma nova subida de 2,9 quilômetros com 7% de inclinação, chega-se praticamente a metade da prova.

A partir do quilômetro 43 até o 65,5 , no Município de Jambeiro, trecho em que os bikers desenvolverão maiores médias horárias, o roteiro é predominantemente em descidas até alcançarem a Serra das Coletas com nova escalada de 2,6 quilômetros com 7,2% de aclive.

Deste ponto em diante, com uma enorme descida até o quilômetro 76, no Bairro da Germânia, Já no Município de Caçapava, a competição atinge a cota mais baixa com 519 metros de altitude.

Em seguida, trechos de reflorestamento acompanham o roteiro até o quilômetro 86 num relevo pouco acidentado, chegando-se a última subida em asfalto até o quilômetro 88,5.

Um pequeno Single Track de 2 quilômetros marcará a chegada desta etapa.

A categoria SPORT, após a separação da PRÓ, "cortará" o caminho descrito acima do quilômetro 25 ao 49,5. Este roteiro ( SPORT ), foi vencido em 2002 pelo Biker Rodrigo Jean de Oliveira de São José dos Campos com o

tempo de 02:26:45.

Dicas da organização para se dar bem :