BIGBIKER 2006 - ALTIMETRIA DE ROTEIROS

 

2a ETAPA - ITANHANDU / MG

 

 

Gráfico 01 - Categoria Pró

Altitude Máxima = 1263 m

Altitude Mínima = 875 m

Total de subidas = 2160 m

 

 

Gráfico 02 - Categoria Sport

Altitude Máxima = 1263 m

Altitude Mínima = 875 m

Total de subidas = 1043 m

 

Considerações dos roteiros de prova

 

Após a primeira etapa que aconteceu em Santo Antônio do Pinhal com os circuitos mais curtos e mais "travados", a segunda etapa retorna com a principal característica do Bigbiker, ou seja, maiores distâncias dos roteiros, baixa exigência técnica e grande esforço físico.

O caminho, quando seco, apresenta quase que na totalidade um solo bem compacto e com pouca quantidade de pedras. Já com chuva, é lama certa em praticamente todo o trajeto.  

Com largada e chegada na praça principal de Itanhandu, as duas categorias seguem juntas passando pela Serra do Condado até o quilômetro 21.

A categoria Pró a partir deste ponto segue até o quilômetro 52 alternando entre subidas e descidas de moderadas a pesadas até alcançar a cidade de Virgínia.

Em seguida, com de 2,5 Km pelo asfalto, a prova alcança a área de apoio no quilômetro 56. Pelo Bairro do Porto, a competição segue sentido Serra do Palmital até alcançar a maior altitude da etapa com 1263 metros. Este trecho deverá definir os líderes da etapa e o que mais vai exigir dos competidores durante toda a prova, não só pelo aclive, mas também pela distância acumulada.

A seguir, passado o "sufoco" da Serra do Palmital, um downhill até o quilômetro 77 serve de refresco para as pernas e coração abrindo um belo visual da cadeia de montanhas das Terras Altas da Mantiqueira até onde a vista alcança.

Do quilômetro 77 até o 89, prevalece trechos planos com subidas curtas. Na chegada, todas as categorias serão recebidas por um single track margeando a antiga linha de trem que dá acesso a cidade de Itanhandu.

A categoria Sport, a partir da separação no quilômetro 21, seguirá por uma estradinha abandonada até encontrar com a categoria Pró na área de apoio, na altura do quilômetro 31. A partir deste ponto, as duas categorias seguem juntas até o termino da prova.