BIGBIKER 2006 - ALTIMETRIA DOS ROTEIROS

 

Final - São Luis do Paraitinga / SP

 

 

Gráfico 01 - 1º Dia - Sábado ( Somente categoria Pró )

Altitude Máxima = 1187 m

Altitude Mínima = 749 m

Total de subidas = 2161 m

Obs. : As áreas de apoio 1 e 2 são opcionais, sendo possível um mesmo apoiador realizá-lo nos dois pontos para o mesmo atleta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 02 - 2º Dia - Domingo ( Categoria Pró e Sport )

Altitude Máxima = 943 m

Altitude Mínima = 749 m

Total de subidas = 1091 m

 

Considerações sobre os roteiros de prova

 

1º DIA - Sábado ( Somente categoria Pró )

 

Diferentemente das edições anteriores, esta etapa sofrerá uma redução de 13 quilômetros devido a pavimentação de um trecho de prova. Mesmo assim, este percurso deverá ser os mais desgastante de toda a copa, não só pela grande quantidade de subidas, mas também pelo forte calor que se aproxima.

Serão aproximadamente 91Km de competição com largada e chegada na Praça principal da cidade. Logo no início haverá uma subida de 3 Km em asfalto, seguida de outra longa, mas suave por estrada de terra até o Km 14.
Até o Km 30, a maior parte do roteiro é de estradas de chão batido com uma fina camada arenosa com vários trechos planos e subidas leves o que irá possibilitar a formação de vários pelotões.

Em seguida, começa a primeira subida mais forte da prova na bela Serra do Mandutinho com 2,7 Km e 5% de inclinação. Deste ponto em diante, até o Km 42, praticamente plano, a competição chega na cidade de Lagoinha, local onde será o 1o ponto de apoio.
A partir de Lagoinha, com o relevo mais acidentado, que compreende a Serra do Quebra Cangalha, é que a competição começa a exigir grande esforço do atleta.

A partir do Km 51, a competição sobe em 5 Km o Morro da Boa Vista, servindo de aperitivo para as próximas subidas. Deste ponto em diante começa a definição dos líderes desta etapa.

Em seguida, outra dura subida ( Morro do Chapéu ) já no município de Cunha com 2 Km e 11% de inclinação, chega-se a cota mais alta da prova com 1187m de altitude. A partir deste local, o cansaço já começa a chegar mais forte, sendo preciso uma boa estratégia de alimentação e reposição de líquidos para enfrentar o quarto final de competição e o mais difícil desta etapa.

Após o Morro do Chapéu até o Km 74, local onde será o 2o ponto de apoio ( Vilarejo de Catuçaba ), várias descidas e trechos planos, possibilitam um breve "descanso".

Logo após Catuçaba, a próxima escalada é pelo Morro do Cadeado até o Km 78. Sem dúvida nenhuma, uma das mais difíceis desta etapa com pontos de até 14 % de inclinação. Uma verdadeira parede !!!

Deste ponto em diante, a descida possui trechos com alguns "cotovelos" calçados com lajotas de concreto e com muitas pedras soltas, o que poderá ocasionar facilmente um furo de pneu.

No quilômetro 85, praticamente no final da prova, a última subida numa trilha estreita, testa não só a resistência do biker como também sua habilidade de pedalar com os pedais "enroscando" nas laterais do single track.

2º DIA ( Domingo )

O percurso do 2º dia é bem mais suave, com os ponteiros andando em média perto dos 30 Km/h. O início repete o mesmo trecho do 1º dia até o Km 19,5.

Até a Cachoeira Grande, local onde será a área de apoio, com 36 quilômetros de prova, o percurso passará por várias estradas de piso firme e com três pequenas subidas nos Kms 20, 24 e 28, o que tornará também neste dia a formação de vários blocos.

A partir deste ponto, a prova retorna para São Luis do Paraitinga acompanhando em grande parte as margens do rio Paraitinga com subidas e descidas moderadas.

Dicas da organização para se dar bem :

  • Hidrate-se muito bem durante o percurso, ingerindo bebidas apropriadas para equilibrar as perdas de minerais e que ajude na reposição de energia. Sugerimos cerca de 0.75 L por hora (cada pessoa tem sua necessidade particular, esta é apenas uma média). Pode alternar entre bebida repositora e água.

  • Consuma gel energético à proporção de um sachê por hora ou mais.

  • Leve barras energéticas de sobra.

  • Leve um sanduiche de fácil ingestão para comer no meio da prova. Uma boa idéia para temperar a quantidade de alimentos doces é fazer sanduiche/s salgado/s.

  • Caso não corra com apoio próprio, largue com o "tanque cheio" para que tenha grande autonomia.

  • Leve óleo para relubrificar a corrente ( quase que obrigatório se não chover )

  • Se a previsão for de tempo bom, passe um bom protetor solar FP 30.