BigBiker`06 - Principais alterações no regulamento
Premiação em dinheiro - Será realizada em igualdade de valores por etapa somente para a categoria Pró Elite ( Masculino e Feminino ) e não mais na Geral. Não haverá premiação no final do campeonato.
Premiação com troféus - Não haverá premiação na Geral ( Pró e Sport ). Será realizada somente por categorias.
Categorias - Ao todo serão 33 subcategorias em disputa com a entrada de mais cinco conforme o critério abaixo :
Obs 1. Os 10 primeiros classificados na Geral Masculino Pró da edição de 2005, deverão obrigatoriamente se inscrever na categoria Pró Masculino Elite independente da categoria de origem. São eles :
Obs 2. Os 10 primeiros classificados na Geral Masculino Sport da edição de 2005, deverão obrigatoriamente se inscrever na categoria Sport Elite ou em alguma subcategoria da Pró independente da categoria de origem. São eles :
Obs 2. A categoria duplas deverá obrigatoriamente compor os mesmos integrantes do início ao fim do campeonato. Novas duplas poderão ser compostas a partir da segunda etapa, sob a condição de perda de pontos que porventura tenham adquirido. Só será computado o tempo da dupla somente se os dois integrantes chegarem juntos na linha de chegada. O tempo máximo entre os dois parceiros na chegada não deverá exceder 30 segundos.
Regulamento Geral
1.Tipo de prova e constituição das etapas. A categoria Pró Elite ( Masculino e Feminino ) larga na frente em todas as etapas.
2. Roteiro O roteiro de prova passa por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas pavimentadas, prevalecendo as leis de trânsito quando em vias públicas. A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio, por questões de segurança. A categoria Sport fará o percurso menor na 1a e 2a etapa, e somente o 2o dia da 3a etapa. A categoria Pró fará os percursos maiores da 1a e 2a etapa , e os dois dias da 3a etapa.
3. Cortes A organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação de cada etapa. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização.
4. Equipamentos 4.1. Do piloto É obrigatório o uso de capacete. Aconselha-se também levar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.
4.2. Da bike Indica-se levar ferramentas, câmaras de ar, bomba e reservatórios para água.
5. Critérios de classificação - Ranking Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O campeão de cada categoria será o ciclista que somar o maior número de pontos ao longo do campeonato. Em caso de empate valerá a melhor posição na 3a e última etapa. Pontuarão em cada etapa todos os atletas, exceto a categoria Cicloturismo até o 10o colocado, conforme a tabela seguir : 1o = 15 / 2o = 12 / 3o = 10 / 4o =8 / 5o = 7 / 6o = 5 / 7o = 4 / 8o = 3 / 9o = 2 / 10o = 1 Em São Luis do Paraitinga, o campeão da etapa será o ciclista com o menor tempo nos dois dias de prova. A divulgação dos resultados será anunciada somente aos cinco primeiros colocados em cada categoria na ocasião da premiação. As demais colocações, estarão disponíveis até quarta feira após cada etapa no site www.bigbiker.com.br
6. Vistorias A vistoria eletrônica será obrigatória em todas as etapas no alinhamento para a largada
7. Alimentação, logística e apoio particular Todos os participantes deverão ser auto-suficientes e serão eles mesmos os responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso da utilização de veículos de apoio. A organização indicará junto a entrega de numerais, os pontos oficiais de apoio particular, onde será permitida a manutenção técnica. Os locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum comprometimento de acesso ao local no que diz respeito a segurança dos bikers.
8. Segurança Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate. Ainda em caso de emergência, os competidores deverão chamar a atenção dos veículos oficiais da prova que ocasionalmente estarão passando por trechos do percurso. Lembramos que devido ao isolamento de algumas áreas da prova, é impossível o trânsito de veículos.
9. Seguro Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro durante a competição de acordo com a faixa etária abaixo Idade de 14 a 70 Anos Morte Acidental R$ 50.000,00 Invalidez Total/Parcial Por Acidente R$ 50.000,00
de 0 a 13 Anos - Conforme Lei Vigente
Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente, não esquecer de informar o CPF na ficha de inscrição.
10. Cancelamento da prova Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.
11. Regras e punições 11.1. É proibido jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas. 11.2. Qualquer operação de resgate executada pela organização ou pelo apoio do próprio competidor levará a desclassificação. 11.3. É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado pra um hospital mais próximo. A partir daí termina a responsabilidade. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do biker acidentado. 11.4. A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos Staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.
12. Termo de responsabilidade Todos os participantes deverão assinar o termo de responsabilidade no ato da retirada da planilha.
Taubaté, março de 2006 |