BIGBIKER CUP 2007 - Principais alterações no regulamento

 

Premiação do campeonato com troféus  - Não serão entregues na última etapa. A entrega será realizada no BIGBIKER SUPER EDITION em São Luis do Paraitinga no dia 15 de setembro as 20:30h.

 

Categorias - Ao todo serão 33 subcategorias em disputa com as seguintes alterações :

  • Extinta as categorias Pró Feminino A e Sport Sub 15.

  • A Sport Feminina foi subdividida em cinco categorias denominadas F1, F2, F3, F4 e F5.

  • Criada a categoria Sport Sub 17.

  • A categoria Tandem passa a integrar as categorias Duplas, obedecendo os mesmos critérios de somatória de idades.

Regulamento Geral

 

1.Tipo de prova e constituição das etapas.
Serão disputadas no sistema maratona ( endurance ). As categorias Pró e Sport largarão separadamente em todas as etapas, porém o alinhamento dentro de cada subcategoria será aleatório. A partir da segunda etapa, o líder de cada categoria receberá a camisa amarela e terá acesso de largada no primeiro pelotão. O mesmo critério será adotado na última etapa.

A categoria Pró Elite ( Masculino e Feminino ) larga na frente em todas as etapas.

 

2. Roteiro

O roteiro de prova passa por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas pavimentadas, prevalecendo as leis de trânsito quando em vias públicas.

A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio, por questões de segurança.

 

3. Cortes

A organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação de cada etapa. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização.

 

4. Equipamentos

4.1. Do piloto

É obrigatório o uso de capacete. Aconselha-se também levar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.

 

4.2. Da bike

Indica-se levar ferramentas, câmaras de ar, bomba e reservatórios para água.

 

5. Critérios de classificação - Ranking

Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O campeão de cada categoria será o ciclista que somar o maior número de pontos ao longo do campeonato. Em caso de empate valerá a melhor posição na 3a e última etapa. Pontuarão em cada etapa todos os atletas, exceto a categoria Cicloturismo até o 10o colocado, conforme a tabela seguir :

1o = 15 / 2o = 12 / 3o = 10 / 4o =8 / 5o = 7 / 6o = 5 / 7o = 4 / 8o = 3 / 9o = 2 / 10o = 1

A divulgação dos resultados será anunciada somente aos cinco primeiros colocados em cada categoria na ocasião da premiação. As demais colocações, estarão disponíveis até quarta feira após cada etapa no site www.bigbiker.com.br.

 

6. Vistorias

A vistoria eletrônica será obrigatória em todas as etapas no alinhamento para a largada

 

7. Alimentação, logística e apoio particular

Todos os participantes deverão ser auto-suficientes e serão eles mesmos os responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso da utilização de veículos de apoio.

A organização indicará junto a entrega de numerais, os pontos oficiais de apoio particular, onde será permitida a manutenção técnica. Os locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum comprometimento de acesso ao local no que diz respeito a segurança dos bikers.

 

8. Segurança

Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate.

Ainda em caso de emergência, os competidores deverão chamar a atenção dos veículos oficiais da prova que ocasionalmente estarão passando por trechos do percurso. Lembramos que devido ao isolamento de algumas áreas da prova, é impossível o trânsito de veículos.

 

9. Seguro

Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro durante a competição.

 

Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente, não esquecer de informar o CPF na ficha de inscrição.

 

10. Cancelamento da prova

Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.

 

11. Regras e punições

11.1. É proibido jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas.

11.2. Qualquer operação de resgate executada pela organização ou pelo apoio do próprio competidor levará a desclassificação.

11.3. É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado pra um hospital mais próximo. A partir daí termina a responsabilidade. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do biker acidentado.

11.4. A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos Staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.

 

12. Termo de responsabilidade

Todos os participantes deverão assinar o termo de responsabilidade no ato da retirada do numeral.