Adriana e Daniel vencem na terra do ovo

 

“Entre mil inscritos Adriana Nascimento e Daniel Carneiro fazem bonito e vencem em Itanhandu, Minas Gerais a abertura do Big Biker 2011”

 

A cidade mineira de Itanhandu, considerada um dos maiores pólos produtores de ovos do Brasil, recebeu pela sexta vez o Big Biker, uma das provas mais relevantes do cenário nacional de Mountain  Bike para os atletas entusiastas. Competição esta que entra na sua décima primeira edição e conta com mais três etapas no decorrer do ano; São Luis do Paraitinga/SP (15/05), Taubaté/SP (17/07) e Santo Antônio do Pinhal/SP (04/09). Nesta etapa de abertura de norte a sul do Brasil mais de mil ciclistas nas categorias Pro e Sport, batendo mais um record de participantes.

 

A primeira etapa é sempre uma das provas mais disputadas entre as categorias, em especial a Elite, é ela quem decide a prioridade do campeonato dentro do calendário do atleta durante o ano. Daniel Carneiro na Elite Masculina e Adriana Nascimento na Elite Feminina conseguiram se destacar e conquistar a liderança do Big Biker 2011, que promete muita disputa, principalmente para a Elite Feminina.

 

Mesmo com a vitória na abertura do Big Biker, Adriana Nascimento não tem como prioridade a competição, abrindo chance para a atleta goiana Mariana Carcute e a paulista Katia Andrea. “Não era para estar aqui, optei não ir para Colômbia no Pan-americano e resolvi correr o Big que acho uma prova muito gostosa, mas meus objetivos para o primeiro semestre são as provas de Cross Country”, declarou Adriana que busca uma vaga para os Jogos Pan-americanos.

 

Por outro lado, Daniel Carneiro que mudou de equipe e está com gás total, tem o Big priorizado. “Sempre veio para o Big dar o meu melhor e buscar a vitória, se este ano não bater com nenhuma prova válida para o ranking nacional vou disputar todas as etapas”, revelou Carneiro que deu um show a parte na etapa de abertura, abrindo uma vantagem de quatro minutos sobre o segundo colocado.

 

Mas Carneiro não terá “vida fácil” pela frente, Orlando Alves um forte candidato nas provas de maratona não contou muita sorte neste fim de semana, mas tem chances de se recuperar. “Eu conheço todo o circuito, mas me esqueci do single track, quem entra primeiro leva vantagem e o Daniel soube aproveitar a oportunidade, me guardei para o final e fui surpreendido, ele está com um ritmo muito forte”, reconheceu o paulista.

 

Se depender de Uirá Ribeiro, terceiro colocado em Itanhandú, a disputa tem tudo para esquentar e pegar fogo, o Big Biker tem como um dos principais patrocinadores a Specialized, empresa que também patrocina sua equipe. “A Specialized é nossa patrocinadora Master e iremos brigar e defender o nome do nosso patrocinador até o fim nesta copa”, afirmou o mineiro que foi abatido pela Serra do Palmital, “senti bastante o ritmo na serra e de lá para cá resolvi manter minha colocação”, finalizou.

 

Voltando o foco para Elite Feminina, ou melhor, para Mariana Carcute atleta de Goiânia, vice-campeã de seu estado promete apimentar e mostrar que de Goiás não saem apenas duplas sertanejas, mas bons ciclistas também. “Eu nunca havia participado do Big Biker, gostei muito, me faltou um pouco mais de experiência e treino, senti o forte calor e a serra, me desgastei bastante, mas foi bem legal, quero participar de todas as etapas”. Mariana este ano pretende correr mais provas em São Paulo e Minas Gerias, como Interestadual e Copa Internacional.

 

Na terceira colocação ficou a atleta de Jundiaí/SP, Katia Andrea, que pelo terceiro ano vem disputar o Big Biker. Utilizando da mesma tática de Adriana Nascimento, Katia não se preocupou com as adversárias e fez sua própria prova, chegando a ficar entre as últimas no início da competição e recuperando as posições ao longo do percurso. “Desde novembro eu tirei o pé, estou voltando agora e fiquei satisfeita com o resultado”. Katia acredita em uma forte recuperação ao longo do campeonato, “este ano a minha prioridade é o Big Biker, ano passado eu corri várias provas, mas este ano meu foco é aqui”, finalizou.

 

Entre os entusiastas da categoria Sport, Elvio Henrique Oliveira e Susan Zorzetto venceram na Geral Masculina e Feminina respectivamente. A primeira etapa do Big Biker Sport contou com um percurso de 66 quilômetros, tendo a Serra do Palmital como um dos trechos que exigiram mais dos atletas.

 

Elvio teve que apertar o ritmo desde a largada, “o pessoal fez uma largada forte, a galera já assumiu a liderança, fechamos um pelotão com quatro atletas e fomos até a Serra do Palmital”, aproveitando a serra para tentar um ataque e testar seus oponentes, Elvio conseguiu uma boa vantagem cruzando a serra na frente do pelotão, posição que ele conseguiu sustentar até a linha de chegada assumindo a ponta na classificação.

 

Já entre as mulheres, a disputa foi menos acirrada, Susan Zorzetto assumiu a ponta logo no início da competição não dando chances as suas adversárias. “Já na primeira subida eu abri uma boa vantagem e nenhuma menina veio junta”, explicou a atleta que soube administrar a vantagem e explorar o percurso de terra batida.

               

Biguinho – criançada levada a sério

 

Tradição em Itanhandú, o “biguinho” reuniu duzentas e dez crianças na principal praça da cidade para uma competição atípica dentro do Big Biker, onde filhos dos participantes e a criançada local puderam ter um espaço dedicado para muita diversão no dia anterior a principal competição.

 

“O biguinho é uma realização das entidades e professoras de Itanhandú”, comentou Cal um dos responsáveis pela etapa na cidade. “fizemos duzentas e dez placas, momento antes da prova muitos pais me procuraram para tentar inscrever seus filhos”, complementou.

 

Cal ainda brincou, “o biguinho gera um problema para o Gonga, os participantes cobram o evento nas demais etapas”.

 

Toda a organização é realizada pelas professoras da rede pública de ensino, que aproveitam o evento para incentivar e divertir as crianças e os alunos da cidade.  As categorias começam a partir dos três anos de idade e vão se dividindo até os onze anos.

 

Classificação Geral Pro Masculina

 

01 – Daniel Carneiro (Guga Team/Paulinia-SO/Focus)

02 – Orlando Alves Silva (Ciclo Ravena/Marin Bikes)

03 – Uirá Ribeiro (LM Bike/Tripp/Specialized/Vzan/Sram/Damatta)

04 – Tiago Fiorilli (FAAP)

05 – Gustado dos Santos (LM Bike/Tripp/Specialized/Sram/CST/RST)

 

 

Classificação Geral Pro Feminina

 

01 – Adriana Nascimento (Brasil Soul/RC Bikes)

02 – Mariana Carcute (Vulcano Energy Drink/Sistime/Ciclo Vicio)

03 – Katia Andrea Gomes (Avulso)

04 – Andrea Estevam (Go Outside)

05 – Roseli de Souza (Sejel/Fisk/DKS/Gios)

 

Classificação Geral Masculina Sport

 

01 – Elvio Henrique Oliveira (MTB Trip/Bikers Shop)

02 – Marcos Roberto Aparecido (PM Itatiba/Endurance Team)

03 – Edgar Fernando Coletti (Paulinho Bikes/Santa Cruz da Palmeiras)

04 – Thiago Monteiro (Granja Santa Marta)

05 – Lucas Brasileiro (Bike Box Bicicletaria)

 

Classificação Geral Feminina Sport       

 

01 – Susan Zorzetto (Cludo do Pedal)

02 – Carla Lavigne (Tavinho Bike Team)

03 – Denise Cristina Pichiliani (Istora Peito)

04 – Elaine Cristina (Tendência outdoor/Feltrin Motosport)

05 – Alexa Cláudia (Acran)

 

 

 

Patrocínio Big Biker 2011

 

ASW  -  Pedal Power  -  Specialized  -  Maxxis/Calipso  -  Banco do Brasil

 

 

Apoio

 

Natura  -  Sabesp  -  Bikers Shop  -  Scialfa  -  GU  -  Flets