Luciene e Orlando vencem o Big Biker da reconstrução em São Luiz do Paraitinga

 

Texto e fotos : Dimenor

 

Galeria de fotos

 

Mesmo com a vitória de Luciene, a paulista Adriana Nascimento mantém a liderança do Big Biker ao lado de Orlando Alves que assumiu a liderança entre os homens. Ambos os atletas estão isolados na pontuação.

 

Neste domingo a cidade de São Luiz do Paraitinga voltou a acolher com grande estilo o Big Biker, a cidade que foi sofreu com a enchente em janeiro de 2010, superou as dificuldades e recebeu de braços abertos os 1050 inscritos na segunda etapa da competição com mais um recorde na história do evento que completa 11 anos.

 

Orlando Alves aproveitou o retorno de São Luiz do Paraitinga no calendário do Big Biker para assumir a liderança no ranking após uma dura disputa até os últimos metros com o mineiro Hugo Prado Neto que chegou a liderar a prova. "Fiquei feliz em fazer uma corrida inteligente, pena que não deu para ganhar”, comentou o mineiro que puxou vários ataques durante todo o percurso.

 

Orlando por sua vez fez uma corrida estratégica e conseguiu assumir a liderança do Big Biker, agora o atleta paulista está mais tranqüilo na pontuação, ele que não tinha a segunda etapa em sua programação devido a um acidente onde acabou lesando um ligamento no ombro. “Devido ao acidente, eu vim aqui pelo menos para pontuar, mas consegui elaborar uma boa estratégia andando junto ao pelotão sem fazer muita força. No final consegui escapar com o Hugo e conquistar a vitória”. Contou-nos o paulista que sofreu bastante nas últimas descidas devido ao ligamento comprometido de seu ombro.

 

Na terceira colocação apareceu José Luis que engajou no primeiro pelotão desde o início e conseguiu a terceira colocação. Luis destacou que a etapa de São Luiz do Paraitinga é a cara do Big, “downhill técnico, mas isso é legal - desafio e superação - isso é o Big Biker” comentou o atleta. José Luis não obteve um bom resultado na primeira etapa, ficando com a oitava colocação mas agora promete correr atrás dos pontos perdidos.

 

Odair Pereira que sofreu um acidente no final do ano passado e teve todo seu treinamento atrasado e escolheu o Big Biker para retornar as competições. “Gostaria de ter participado da primeira etapa, fiz algumas provas mais curtas de Cross Country sem muito treino, agora tive a oportunidade de fazer uma base mais longa e o Big veio para terminar a base e entrar nas competições e ver como o meu corpo vai reagir nas provas”. Odair disse que estará nas próximas etapas do Big e quem sabe terminar o campeonato entre os primeiros colocados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre as mulheres, Luciene dominou a prova do inicio ao fim, ela que largou junto ao pelotão masculino, conseguiu abrir uma grande vantagem sobre Adriana Nascimento que tentou diminuir a vantagem da atleta no final da competição, nos trecho mais técnicos, mas não obteve sucesso.

“A prova foi duríssima da metade para o final”, declarou Adriana. “Prova de estradão não me favorece, quando cheguei na parte técnica tinha muita diferença para Luciene, tentei mas não consegui pegá-la”.  Adriana chegou a visualizá-la nos últimos quilômetros, mas o trecho de estradão  favoreceu a atleta de ciclismo que conseguiu abrir a vantagem sobre Adriana.

Luciene aproveitou o estradão para impor um ritmo forte, uma vez que os trechos técnicos não a favorecem.  “A minha dificuldade é descer, eu ganhava nas subidas mas perdia nas descidas, não tenho técnica para o Mountain Bike”, assumiu a ciclista de estrada da equipe de Pindamonhangaba.

A atleta chegou a empurrar a bicicleta nas descidas mais técnicas e não conseguiu escapar de um tombo. “Levei um tombo mas me levantei rapidinho, estava devagar e não me machuquei” revelou em tom descontraído.

O terror do Big Biker para os Mountain Bikers é encontrar atletas do ciclismo nas etapas. Como grande parte do percurso é composto por estradões, favorecem estes ciclistas que estão acostumados a trabalharem com mais força e menos técnica, conseqüentemente um ritmo mais forte.

 

Na terceira colocação apareceu a atleta de Goias, quem vem se adaptando ao ritmo dos mineiros, paulistas e cariocas. Mariana Carcute saiu de seu estado para aprimorar seu Mountain Bike. “A prova foi bem difícil, sofri bastante mas estou treinando, este é o meu primeiro ano que estou correndo fora do meu estado”, revelou.

Mariana pensa no título do Big Biker, ela que conquistou a segunda colocação em Itanhandu  e a terceira em São Luiz do Paraitinga, conta com um deslize de Adriana para assumir a liderança. Este objetivo é seu combustível para treinar mais e refinar o seu Mountain Bike.

 

As disputas no Big Biker não acontecem somente na categoria PRO, a galera da SPORT também tem seus desafios e suas disputas na GERAL.

Entre os homens, Elvio Henrique de Oliveira ( Sport Elite ) conquistou sua segunda vitória seguido de perto por Tiago da Silva ( Sub 30 ) .

Elvio aproveitou a categoria PRO para abocanhar a sua segunda vitoria. “Por ser uma prova rápida e sem grandes relevos, formamos um pelotão que andou unido até o encontro da categoria PRO. Andamos juntos e restando poucos quilômetros a PRO começou a atacar e eu consegui ir junto neste pelotão e ganhar a competição”.

Já Tiago não soube aproveitar a oportunidade, ficando junto ao Pelotão da SPORT saindo da disputa da GERAL . “Como eu sabia que estava em primeiro, optei por me poupar para a chegada, também não sabia qual era a minha posição na geral achei que estivesse mais atrás. Mas fiquei feliz com a minha colocação”. Esta foi a primeira vitória de Tiago no Big Biker.

Tiago que ficou em sexto em Itanhande e primeiro nesta última etapa, em sua categoria tem suas forças renovadas para brigar pelo seu primeiro título dentro da competição. “Agora minha pontuação vai aumentar e com certeza eu vou treinar mais e brigar na terceira etapa”, etapa esta que irá acontecer em julho na cidade de Taubaté, interior paulista.

 

Entre as meninas da Sport, Susan Zorzetto mais uma vez subiu no lugar mais alto do pódio e segue liderando em sua categoria e também na GERAL FEMININA, procurando sempre girar, Susan manteve a liderança do início ao fim da competição. “Acabei dominando a prova toda, sempre preocupada com as outras meninas, as vezes eu dava uma olhadinha para trás para ver onde elas estavam”.

Na segunda colocação, Andrea Catani que não participou do Big Biker edição 2010 sentiu a falta de ritmo da competição e no final da prova acabou faltando um pouco de energia para travar uma briga pela primeira colocação. “Faltou uma pouco mais de treino, fazia muito tempo que eu não corria uma prova longa, eu sempre corri o Big Biker mas ano passado eu não fiz nenhuma prova”, analisou a atleta. “No meio da prova eu coloquei um ritmo mais forte, mas não me alimentei e no final eu paguei o preço, quando eu fui comer o meu corpo não queria mais comer”, finalizou Catani.

 

Fotos, vídeos e mais notícias da etapa acesse http://www.bigbiker.com.br/big11fotos.htm

 

Classificação da etapa

 

Geral Pro Masculino

01 – Orlando Alves Silva ( Ciclo Ravena/Marin Bikes/Cateye/Maxxis )

02 – Hugo Prado Neto ( OCE Treinei.net/KHS/Infanti/CST/Da Matta )

03 – José Luis Nogueira ( Itakar/OCE Treine.net )

04 – Odair Pereira (Scott/Fittipaldi )

05 – João Paulo Firmino Pereira (Scott/Pedal/Cofrana Fiat/Posto Tropical )

 

Geral Pro Feminino

01 – Luciene Ferreira da Silva (Funvic Pindamonhangaba )

02 – Adriana Nascimento ( Brasil Soul/RC Bikes )

03 – Mariana Carcute B. Soares ( Vulcano/Sistime/Ciclo Ravena )

04 – Izabela Bednarski Salvato (OCE )

05 – Valéria Conceição ( Maxxis/Calypso )

 

Geral Sport Masculino

01 – Elvio Henrique Souza de Oliveira (MTB Trip/Bikershop )

02 – Tiago da Silva (Thule Concept Store Aclimação/Antilope )

03 – Leandro Fernandes Gonçalves ( Ovos Iana/Lanchonete Pare Aqui )

04 – Leandro da Silva Santos ( Rala Bikers/Metal Bike/Supereldorado )

05 – Marcos Roberto Aparecido de Souza ( PM Itatiba/Ciclo Aventura/Endurance Team )

 

Geral Sport Feminino

01 – Susan de Paula Zorzetto ( Clube do Pedal )

02 – Andrea Catani ( Proximos / Polar )

03 – Carla Lavigne ( Tavinho Bike Team )

04 – Ligia Cristina Wellendorf Sombini (Bike Center Indaia )

05 – Elaine Cristina Pichiliani ( Tendência Outdoor/Feltrin Motosport )

 

Patrocínio Big Biker 2011

ASW  -  Pedal Power  -  Specialized  -  Maxxis/Calipso  -  Banco do Brasil

Apoio

Natura  -  Sabesp  -  BikerShop  -  Scialfa  -  GU  -  Flets