BIGBIKER CUP 2014

 

Etapa #3 - São Luis do Paraitinga / SP

 

 

 

Considerações sobre os roteiros de prova

 

Serão aproximadamente 84,5 Km de competição para a categoria Pró e 66,5 Km para a categoria Sport com largada e chegada na Praça principal da cidade.

Logo no início haverá uma subida de 3 Km em asfalto, seguida de outra, mas suave por estrada de terra até o Km 7,5.
Até o Km 22,5 a maior parte do roteiro é de estradas de chão batido com uma fina camada arenosa com vários trechos planos e subidas leves.

Em seguida, começa a primeira subida mais forte da prova na bela Serra do Mandutinho com 2,7 Km e 5% de inclinação. Deste ponto em diante, até o Km 33, praticamente plano, a competição chega na cidade de Lagoinha, local onde será o apoio de todas as categorias.
A partir de Lagoinha, com o relevo mais acidentado, que compreende a Serra do Quebra Cangalha, é que a competição começa a exigir grande esforço do atleta.

A partir do Km 43, a competição sobe em 5 Km o Morro da Faz. Santana já no município de Cunha, servindo de aperitivo para as próximas subidas. Deste ponto em diante começa a definição dos líderes desta etapa.

Em seguida, outra dura subida ( Morro do Chapéu ) já no município de Cunha com 2 Km e 11% de inclinação, chega-se a cota mais alta da prova com 1185m de altitude. A partir deste local, o cansaço já começa a chegar mais forte, sendo preciso uma boa estratégia de alimentação e reposição de líquidos para enfrentar o quarto final de competição e o mais difícil desta etapa.

Após o Morro do Chapéu, em terreno bem acidentado com muitas erosões e cascalho solto, a próxima escalada é pelo Morro da Grama até o Km 63.  Sem dúvida nenhuma, uma das mais difíceis desta etapa com pontos de até 14 % de inclinação. Uma verdadeira parede !.

Neste cume, num raio de 360º avista-se toda a cadeia de montanhas das Serras do Mar, Quebra Cangalha e Bocaina.

Do Km 70 em diante, a prova retorna para São Luis do Paraitinga acompanhando em grande parte as margens do rio Paraitinga com subidas e descidas moderadas.

A categoria Sport "cortará" 18 quilômetros deste percurso a partir do Km 42, encontrando-se novamente com a pró na altura do quilômetro 67,5.