BIGBIKER CUP 2015 - Altimetria de roteiros

Etapa #2 - TAUBATÉ

Considerações sobre os roteiros

O roteiro passa pela área rural das cidades vizinhas de Redenção da Serra, Jambeiro e Caçapava. De um modo geral, a maioria do trajeto é de chão batido e de pouca exigência técnica.

A categoria PRÓ, vai percorrer aproximadamente 91 quilômetros, e a SPORT 67 quilômetros num desnível máximo de 421 metros. A princípio, as diferenças de nível não chegam a "assustar", sendo as grandes distâncias e o sobe e desce constante do circuito o maior obstáculo desta etapa.

O início de prova é por uma estrada pavimentada até o Km 4,5 e a primeira forte subida ( Morro Grande ) começa no Km 8,7 com extensão de 2,85 Km e aclive médio de 9,2 %, atingindo a cota de 920 metros com um belo visual da Serra do Mar.

Até o Km 14,4, onde as categorias irão se separar ( PRÓ esquerda / SPORT direita ), predomina-se descidas com curvas de alta velocidade. Após a separação, os bikers da categoria PRÓ deverão ter muito cuidado com uma curta descida de 1,34 Km e pontos de até 13 % de declividade, porém muito perigosa em função de trechos com cascalho.

Do Km 15,7 ao Km 21,6  percorre-se a Serra do Rio das Antas num aclive médio de 5,4 % chegando-se a cota mais alta da competição com 1015 metros de altitude já no Município de Redenção da Serra.

Deste ponto em diante, num downhill de 5,3 quilômetros com declividade média de 5,2 %, a prova alcança a SP 121, via essa que dá acesso ao Município de Redenção da Serra.

Após este pequeno trecho de asfalto ( cerca de 600m ), com mais duas subidas pela frente num total de 4 Km e inclinação de 7%, chega-se ao Km 36 da competição.

A partir deste ponto até o Km 55,5 , no Município de Jambeiro, trecho em que os bikers desenvolverão maiores médias horárias, o roteiro é predominantemente em descidas até alcançarem a Serra das Coletas com nova escalada de 2,6 quilômetros com 7,2% de aclive.

Do topo da Serra das Coletas, a visão do Vale do Paraíba é compensada pelo esforço da subida. Deste ponto em diante, com uma descida muito veloz de 5 quilômetros chega-se no Bairro da Germânia, já no Município de Caçapava, a competição atinge a cota mais baixa com 594 metros de altitude.

Em seguida, trechos de reflorestamento acompanham o roteiro até o quilômetro 73 num relevo pouco acidentado e solo arenoso.

Do Km 73 até o final da prova, os obstáculos diminuem tendo apenas mais quatro subidas moderadas e a passagem por um rio de leito raso localizado no Km 80,5.

A categoria SPORT, após a separação da PRÓ, "cortará" o caminho descrito acima do quilômetro 14,4 ao 39,3.