Conheça São Luis do Paraitinga

 

Por Fabiana Ferreira

fabycanoagem@hotmail.com

 

São Luis do Paraitinga, estância turística situada a 170 Km de São Paulo, encanta e seduz quem por ela passa. Seus 90 casarões da época dos barões revivem os séculos passados que nas riquezas dos produtores de café consolidaram uma história rica e gloriosa desta pequena cidade, tendo em suas construções o suor do trabalho dos negros escravos. Suas festas religiosas e culturais formam o cenário perfeito para o turismo. São Luis busca manter viva sua verdadeira história conservando a essência e a raiz da cultura popular, seu patrimônio maior e mais precioso.

O título de Estância Turística a cidade alcançou no dia cinco de julho de 2002 e a partir daí vem agindo com a determinação de quem quer seu benefício garantido, participando daquilo que se sabe e sobretudo o que se quer alcançar, uma São Luis bem cuidada, segura, limpa, bonita de se ver mas viável de se freqüentar, sustentando o turismo com qualidade e profissionalismo.

O turismo tem atraído pessoas de diversas regiões, cansadas da rotina do dia a dia e da agitação das grandes cidades visitam São Luis a procura de costumes, tradições e aventura, muuuita aventura! A beleza da Mata Atlântica faz parte do cenário dos esportes outdoor que a cidade proporciona. Rafting, duck, rappel, mountain bike e trekking cada vez mais ganham espaços na vida das pessoas, pois visam à integração homem e meio ambiente em que está inserido. São atividades ao ar livre realizada no entorno da Mata Atlântica que estimulam auto-estima e espírito de equipe, além de conscientizar as pessoas que praticam da importância da preservação do meio ambiente.

Tudo isso e muito mais é possível encontrar na pequena e aconchegante São Luiz, cidade da música, de figuras famosas como Elpídio dos Santos, músico e compositor e Oswaldo Cruz, sanitarista. Quem passa por ela leva consigo um pouquinho do povo caipira, do gosto caipira de seus pratos típicos, que podem ser apreciados nos diversos restaurantes da cidade, como o “afogado”, prato típico da Festa do Divino, realizada no mês de maio, feito de cozido de boi e o feijão tropeiro.

Ninguém dúvida do potencial que a cidade tem, São Luis consegue conservar uma cultura religiosa que atravessa os tempos em manifestos folclóricos como procissões, danças típicas e cantos. Seu carnaval se diferencia pelas músicas, bonecos gigantes e fantasias, confeccionadas meses antes pelos foliões locais que durante o ano inteiro esperam pelo mês de fevereiro, a fim de cantar “.menina não fique aflita, bota a sua chita e vem pra rua dançar...”, trecho de marchinha de carnaval.

Essa magia que envolve São Luis encanta a quem consome, sustenta quem fornece, mas principalmente respeita e preserva quem vive e sempre viveu na cidade.

 

Para mais informações acesse : http://www.paraitinga.com.br/