Parte 3 : Tecnologias exclusivas - Sistema de suspensão traseira FSR

 

 

Quando o assunto é suspensão, a maioria dos bikers desejam um sistema que funcione consistentemente numa gama variada de terrenos. Algo que forneça o máximo de conforto, controle e eficiência sob várias condições – pedalando, deixando correr ou freiando. E algo que amorteça impactos maiores, sem comprometer a sensibilidade a pequenas irregularidades.

Pense nisso: essas necessidades não mudam se você está subindo ou descendo. Pedalando no Cross Country, Freeride ou DH. Elas são constantes. E o sistema FSR serve a todas elas, não importando onde e como você pedala, esse é o sistema mais completo que existe.

Naturalmente, isso não significa que todos os sistemas FSR são idênticos. Cada bike, construída com esse sistema, é afinada para uma função específica. Cada uma tem sua própria personalidade, determinada pelo curso da suspensão, curva de compressão da mola, rigidez do chassi, geometria, etc. Tudo para proporcionar o desempenho certo, para cada finalidade.

O sistema FSR é patenteado pela Specialized e algumas empresas concorrentes utilizam-no em seus quadros sob licença, fornecida pela detentora da patente através de cobrança de royalties. Isso mesmo, o sistema é tão bom que algumas empresas concordam em pagar para utilizá-lo.

 

Características Relevantes

 

1) Movimento do eixo da roda traseira praticamente vertical

2) Frenagem isolada

3) Articulação em 4 barras

 

1) Um dos fatores mais importantes num sistema de suspensão para bikes é a independência entre o movimento da suspensão e as forças resultantes da pedalada. Um sistema realmente independente, não é afetado por tensão da corrente, tanto na compressão quanto na extensão.

O sistema FSR é projetado para movimentar a roda numa linha vertical, fazendo com que a distância entre o ponto de saída da corrente no cassete e entrada na coroa permaneça o mais constante possível. Isso evita qualquer tipo de interferência no movimento dos pedais, o que significa maior eficiência para vencer terrenos irregulares, principalmente quando temos que pedalar por cima deles, ao invés de deixar a bike correr livre, no embalo.

2) Um bom sistema de suspensão permanece ativo durante a frenagem. Imagine-se freando sobre terreno bastante irregular antes de entrar numa curva, em alta velocidade. Se as forças resultantes da roda travada, cancelarem o movimento da suspensão, o pneu não vai agarrar, pois não seguirá os contornos do solo.  O sistema FSR combina recursos para que você tenha suspensão ao freiar bruscamente, garantindo tração, controle e segurança.

 

3) Cada quadro com o sistema FSR é projetado em conjunto com o amortecedor traseiro, que por sua vez é projetado para atender ao perfil do biker “alvo” e a baixa alavancagem do sistema sobre a roda. Essa alavancagem varia durante o curso da suspensão, mas é sempre menor que 3:1 (de maneira geral, baixa alavancagem evita a sobrecarga do amortecedor, e melhora tanto o desempenho quanto a durabilidade do conjunto).

Graças ao seu projeto, a suspensão FSR é progressiva durante todo o seu curso, independente da quantidade do mesmo. A alavancagem é maior no início para ajudar a suspensão a ser mais sensível as irregularidades do terreno e vai ficando menor ao longo do curso para evitar que o amortecedor atinja o final de curso bruscamente. Veja no gráfico abaixo, como a suspensão precisa de menos força para comprimir durante a totalidade do curso, comparada a concorrente. E depois segue progressivamente até o final, com um acionamento muito melhor distribuído ao longo do curso do que a concorrente. Isso se traduz em maior conforto e prazer de pilotagem.

Além das principais características, não podemos deixar de mencionar :

  • 15 anos de existência, comprova o sucesso, grau de evolução e o refinamento em que se encontra o sistema FSR atualmente

  • Rolamentos de cartucho nas articulações de maior solicitação - maciez e durabilidade

  • Rigidez estrutural - maior eficiência e durabilidade

Para cada finalidade, existe uma bike equipada com o sistema FSR. Os modelos abaixo são indicados para Maratonas e trilhas de todo o tipo:

 

FSR XC

  • Quadro em aluminio A1 Premium

  • 100 mm de curso

  • 50% subida / 50% descida

  • Desempenho de bike sofisticada a um preço mais acessível

 

 

STUMPJUMPER FSR

  • Quadro em aluminio M4

  • 120 mm de curso

  • 50% subida / 50% descida

  • Excelente para curtir trilhas e boa para competir

 

 

EPIC FSR

  • Quadro em aluminio M4

  • 90 mm de curso

  • 65% subida / 35% descida

  • Ideal para Maratonas de XC e pedaladas onde o desempenho e a velocidade são os maiores objetivos

  • Sistema BRAIN no amortecedor traseiro  ( trava e destrava automaticamente )

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Os produtos Specialized são importados, garantidos e distribuídos no Brasil pela Proparts.

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Veja também :

Parte 1 -  A história de uma grande marca.

Parte 2 - Tecnologias exclusivas - Body Geometry