Kelly Emmett : A primeira estrangeira a vencer o Iron Biker

 

A Norte Americana Kelli Emmett, 28, residente em Colorado Springs, Colorado, visitou o Brasil pela segunda vez para competir, e voltou para casa com mais uma vitória.

Na sua primeira visita, em 2004, ela venceu o MTB 12h na categoria Solo feminina. Dessa vez, ela veio para competir no Iron Biker, a prova de Maratona XC mais tradicional do país e conseguiu mais um título, dominando a categoria Elite feminina com dois primeiros lugares, no Sábado e Domingo, acumulando uma larga vantagem (12min.) sobre a segunda colocada, a holandesa, radicada na Itália, Sandra Klomp, ao final do evento.

Kelli adorou o Brasil desde a primeira visita e, diante de outras oportunidades, ela diz que estará de volta para novos desafios em nossas terras. Ela já conheceu São Paulo, Rio de Janeiro e dessa vez, Minas Gerais. Competições à parte, ela afirma que uma viagem de férias para o Nordeste, é algo que está nos seus planos, num futuro próximo.

Sua atual equipe é a Ford Cycling, que usa bicicletas Specialized, equipadas com componentes da SRAM. (www.fordcycling.com)

Aproveitamos a passagem dessa fera - figurante entre as 10 melhores mountain bikers dos EUA e 30 melhores do mundo - pela Proparts, representante exclusiva da Specialized e SRAM no Brasil, para registrar sua bike e compartilhar com vocês os detalhes da máquina, uma das poucas Epic Carbon disponíveis no mundo (só para atletas até o momento). O quadro é uma versão pré-produção do modelo 2006, que estará disponível no Brasil em Fevereiro do próximo ano.

Kelli diz que essa é “a bicicleta perfeita para provas como o Iron Biker”. Eficiente nas subidas, muito confortável e estável, algo que conta muito depois de mais de 3 horas de prova.

 

A bike

 

Specialized Epic Carbon Disc, na versão final, que chega ao Brasil em Fevereiro de 2006

 

Destaques:

  • Novo triângulo dianteiro em composite de fibra de carbono FACT Az1 – mais leve e 20% mais rígido, abraçadeira de canote especial com 2 parafusos, caixa de direção integrada
  • Triângulo traseiro em liga de alumínio M5 , link da suspensão em carbono FACT, extensão do amortecedor em magnésio, curso de 100mm, todos pivôs com rolamentos de cartucho, balança específica para disco e com desenho assimétrico, suporte do câmbio substituível
  • Amortecedor Specialized Fox Brain Fade, com trava ajustável entre 100% rígido a semi travado “Trail Tune”, mola pneumática, ajuste da velocidade do retorno
  • Peso do quadro com amortecedor em torno de 2,35kg, cerca de 200g mais leve que o modelo 2005, em alumínio

Tecnologias de construção do triângulo dianteiro :

F.A.C.T. : “Functionally Advanced Composite Technology”  - Tecnologia em Composites Funcionalmente Avançada, referindo-se a qualidade do composite utilizado pela Specialized. Isso porque no complexo mundo dos composites existem diversas qualidades e, a utilizada pela Specialized é a mais avançada, a que explora completamente o potencial do material. Para extrair o máximo desempenho de um composite de fibra de carbono ou outro componente, o departamento de engenharia especifica a trama da manta, a quantidade de camadas e a orientação de laminação. Para finalizar, existe uma grande preocupação deles em  

Az1 : Uma abreviação de “As One”, pronuncia-se “és uone”, numa alusão a “peça única”. É o processo de construção dos novos quadros de composite, onde os tubos são unidos com mantas de fibra de carbono, numa espécie de amarração e depois curados sequencialmente, transformando-se numa peça única.

Abaixo a esquerda um quadro S-Works rígido, antes da finalização, ilustra como funciona a construção. Cada tubo F.A.C.T é projetado para uma finalidade, tamanho e estilo de quadro. Eles se encaixam perfeitamente e são unidos pelo processo Az1 ilustrado a direita.

Abaixo, a nova balança traseira em alumínio M5, tem formato assimétrico. Isso melhora a rigidez e reduz peso. O amortecedor da foto ainda é o Fox Brain 2005. O novo amortecedor para 2006, o Brain Fade, terá uma variação de ajuste que irá desde totalmente travado (mais difícil de destravar) até a máxima sensibilidade, que não deixará a suspensão totalmente travada quando o amortecedor estiver desativado. Todos os pontos articulados possuem rolamentos de cartucho. O suporte do amortecedor próximo à gancheira, é fabricado em carbono (não pode ser visualizado nessa imagem). O link da suspensão continua sendo de carbono, como no modelo 2005.

 

 

Suspensão dianteira

 

Sid WC 2006 - Destaques :

  • Hidráulico com MCD ( abaixo ) e floodgate com ajuste externo

  • Pintura com clear coat sobre os adesivos

  • Botão de ajuste de retorno em alumínio

  • Novas tampas da válvulas de alumínio

 

Freio

 

Novo freio Avid Juicy Carbon – manetes e tampa do reservatório em composite de fibra de carbono. Parafusos de fixação das manetes e pinças em titânio. Ajustador do ponto de contato das sapatas em alumínio

 

Passadores, cambio e transmissão

 

Abaixo ,detalhe do novo gatilho SRAM X.O. A alavanca principal e o corpo do passador são ajustáveis para uma perfeita ergonomia. A manete em carbono do freio Avid Juicy Carbon, tem a marca protegida por “clear coat”.

 

Acima o novo câmbio traseiro X.O. A direita o miolo de alumínio anodizado novo cassete 990. Abaixo a transmissão da bike, toda SRAM, com pedivela Truvativ Stylo GXP. Outro detalhe importante é o fato do triângulo dianteiro ser um pouco mais aberto para acomodar 2 garrafas de 750ml.

 

Características gerais e demais componentes

  • Peso da bike 11,3Kg, com freios a dissco, pneus tubeless e suportes de caramanhola

  • Curso da suspensão traseira - 100mm

  • Curso da suspensão dianteira - 80mm

  • Guidão Specialized S Works carbon elevado, centro standard, 25.4mm

  • Canote de selim - Truvativ Team de alumínio

  • Suportes de caramanhola – Specailized  Rib Cage Pro

  • Pedais Crank Brothers Candy Ti

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